terça-feira, 17 de novembro de 2015

9º Encontro mobiliza 5 bairros de Serra Talhada homenageando histórias de luta e dedicação à cultura

Pelo menos cinco bairros de Serra Talhada receberão atividades culturais durante o 9º Encontro das Cultura Populares e Tradicionais, que começa nesta sexta-feira (20), transformando a terra do xaxado na capital cultural do país. Durante oito dias, as ações chegarão aos bairros da Caxixola, Borborema, Centro, São Cristóvão e Bom Jesus, mobilizando centenas de pessoas. Em cada polo, o evento vai homenagear personagens que marcaram o imaginário nordestino e pernambucano.

No pátio da Feira Livre, será montado o espaço Manoel Santos, em homenagem ao ex-líder campesino serra-talhadense falecido em abril deste ano. Por conta da sua forte luta por inclusão e fortalecimento de milhares de agricultores em Pernambuco, Santos foi eleito, por dois mandatos, deputado estadual no Estado e morreu aos 62 anos.

Na Estação do Forró, será criada a tenda Mestre Zé Lourenço, em alusão ao líder do Maracatu Estrela de Ouro, filho do consagrado Mestre Batista, orientador de muitos dos mestres de maracatus de baque solto e cavalos marinhos atuantes hoje em Pernambuco.

Também na Estação do Forró, será montada a tenda Xicão Xucuru, em lembrança à luta do cacique nascido em Pesqueira, no Agreste pernambucano. Xicão batalhou em favor do movimento indígena desde a década de 80, principalmente, contra a ação de posseiros em terras indígenas iniciando um trabalho de reorganização política e fortalecimento do povo Xukuru. Por isso, sofreu diversas ameaças de morte sendo assassinado a tiros em 1998.


O 9º Encontro das Cultura Populares e Tradicionais terá ainda a tenda Mestre Salustiano, também na estação do Forró, um dos grandes expoentes da cultura popular pernambucana, que chegou a receber o prêmio Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2007. Músico, compositor e artesão de grande talento, natural de Aliança, na Zona da Mata, Mestre Salu morreu em 2008, aos 62 anos, e foi líder do maracatu rural Piaba de Ouro.

Homenageando todos os mamulengueiros do Estado, será aberta a tenda Mestre Solon. José Severino os Santos, o Mestre Solon (1920-1987), entrou para o rol dos célebres mamulengueiros que já se foram, criador do Mamulengo Invenção Brasileira, de Carpina, na Zona da Mata pernambucana. Nas lições que deixou, Solon ensinava: “o boneco é anterior ao homem”. A festa também será no barracão do Pai Hebert, na Borborema.

Pai Hebert é Babalorixá, líder comunitário com fortes ligações com a cultura afro em Serra Talhada e um dos poucos na região que falam a língua Iorubá, originária do continente africano. O ícone serra-talhadense Assisão também será lembrado pelos seus mais de 50 anos de carreira e dedicação ao forró. Por fim, outros dois espaços que dispensam comentários irão festejar o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no bairro Caxixola e na Estação do Forró, o Rei do Cangaço, Virgulino Ferreira, o Lampião.

Em cada um destes espaços, o evento vai proporcionar fóruns, debates, palestras e seminários sobre produção cultural, além de apresentações e shows de palco reunindo cerca de três mil artistas. A programação do evento foi lançada na última sexta-feira (13). Mais informações acesse: http://encontroculturaspopularestradicionais.blogspot.com

SERVIÇO

9º ENCONTRO DE CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS

LOCAL: SERRA TALHADA, DE 20 a 29 DE NOVEMBRO

CONTATOS: 

87 - 99661-8811 (Karl Marx - Coordenação) 
87 - 99918-5533 (Secretário de Cultura Anildomá de Souza)
87 - 99938-6035 (Cleonice Maria - Coordenação) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário